Fotografia com Amanda Oliveira

sábado, agosto 30, 2014 Unknown 3 Comments


Amanda é fotógrafa profissional desde 2009, e atualmente trabalha na área de fotografia documental, com foco na elaboração de fotografias baseadas em suas pesquisas sobre a cultura afro-brasileira e as tradições do mar. Além disso, ela faz parte da equipe de fotógrafos da Secretaria de Comunicação Social do Estado da Bahia.


"A minha história com a Fotografia começou em 2005. Durante a passagem de uma tia pela cidade, fiquei responsável por fazer as fotos da viagem para ela, que queria curtir cada segundo do passeio. Enquanto no meio do caminho do Drummond tinha uma pedra, exatamente no meio da Ladeira da Barra, apareceu a minha primeira fotografia.​"


"Não digo que seria a primeira vez que apertei um botão da câmera. Foi a primeira vez que fiz uma foto e vi o quanto poderia ser interessante me aprofundar no que capturei. Para alguns, um contra luz de um homem correndo no horário do pôr-do-sol pode não significar nada. Para mim, significa o início da minha carreira."




 "Foi quando vi que era daquilo que queria viver: do registro do cotidiano. E até hoje continuo registrando as coisas em minha volta.​" 


"Com o tempo, tive a oportunidade de conhecer melhor o trabalho etnográfico do fotógrafo e antropólogo Pierre Verger. Rapidamente me identifiquei com o estilo fotográfico dele e isso fez com que ele se tornasse a minha maior inspiração." 



"Apesar de não ter conhecido pessoalmente, ele me ensinou, com suas fotografias, que eu poderia mostrar o que meus olhos – de fotografia – queriam registrar sem esquecer a técnica." 






"A técnica é importante. Mas o mais importante é o sentimento e a poesia no que vejo. E é assim que registro tudo que faço. Misturo a técnica com o que mais permeia no meu trabalho: todo o sentimento que carrego."




Essas foram as fotos da Amanda. Confesso que fiquei vidrada por muito tempo nessa última foto. Sou uma grande fã de fotografias do dia-a-dia, pois elas sempre mostram um detalhe de algo tão próximo, mas que ainda passam despercebidos no nosso cotidiano. Na página do face e no flickr tem muito mais dessas.




Amanda Oliveira

3 comentários:

  1. Muito lindas mesmo as fotografias eu também já fiz curso de fotografia em 2012.

    ResponderExcluir
  2. Tenho muita vontade de fazer, e um dia farei <3

    ResponderExcluir
  3. que blog maravilhoso! e as matérias sobre fotografia estão lindas. já conhecia o trabalho dessa moça, e outra - também presente aqui. gostei de descobrir outros, ler sobre outras coisas.
    não fiz curso de fotografia, mas tento estudar por conta própria e vezenquando faço as minhas fotos, rs.
    saudações!

    ResponderExcluir

Deixe um comentário bem amorzinho pra gente. Iremos adorar te responder <3